terça-feira, 12 de abril de 2011

Texto: Língua é poder, eis o xis da questão.


O mundo parece sempre estar em grande mudança, porém a hierarquia continuará. E hoje ela é governada pela língua.
A classe desfavorecida caminha em um labirinto de palavras desconhecidas onde são constantemente manipuladas pelos “poderosos”.
Em uma entrevista de emprego, se o candidato se arriscar a dizer um “pobrema”, imediatamente ele será desclassificado devido ao seu “uso popular da fala”, mas se um outro candidato acertar seu “problema” suas chances serão melhores.
Isso mostra o quanto a sociedade é preconceituosa de acordo com seu “grau da língua”. Mas é exatamente isso que os líderes governamentais desejam, que sua nação tenha o menor conhecimento possível de palavras, pois no momento em que essas pessoas conseguirem atingir o nível mínimo de palavras para conduzir um debate, toda aquela vantagem de Líder para Povo terá sido apagada.
Embora a situação pareça favorável para ser resolvida, a cada dia que passa novas exigências são propostas, como por exemplo, o domínio de uma segunda língua. Provando que o poder continuará nas mãos daqueles que conhecem, não somente a sua própria língua, quanto uma segunda e terceira língua.

Eduardo Esteves dos Santos, 05/04/11.

2 comentários:

  1. Esse texto foi produzido durante um trabalho de Faculdade, onde deveríamos argumentar em poucas palavras se a Lígua, hoje é usada como forma de poder.
    Como eu gostei, apesar de ser muito curto, decidi postar, espero que tenham gostado.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua resposta. Você foi curto e grosso. Legal.

    ResponderExcluir

Espero que tenham gostado do Post, para elogios ou críticas, comente: