sexta-feira, 27 de abril de 2012

Resenha: Os Vingadores - The Avengers (2012)

Ah, como o tempo passa rápido e nem percebemos. Foi em meados de 2008 que numa singela aparição disseram duas palavras, “Iniciativa Vingadores”, foi o suficiente para deixar milhares de fãs de todo o mundo loucos, algo maior estava por vir. Foram tantos filmes: Homem de Ferro(1), 2; O Incrível Hulk; Thor e Capitão América. Todos eles com um único objetivo, apresentar para as telonas os heróis fantasiado mais famosos do Universo Marvel, mas por que apresentar? Simples, para depois reunir os fantasiados (monstros e deuses) no cinema. E, eis que esse dia finalmente chegou. Os Vingadores - The Avengers (sim, o nome do filme é esse) estreou exatamente no dia 27 de abril de 2012. Muitos aqui sabem, outros nem ligam, que eu evitei qualquer contato com o filme, não vi fotos, não li sinopses, não vi trailer, nem áudio nem nada. Estava livre e desimpedido para apreciar ou falar mal, mas na pré-estreia eu estava lá, tomando chuva de moto enquanto ia para o cinema numa sessão especial às 00:00.


Atenção! Contém Spoilers.

Todo fã espera o melhor do produto a ser adquirido, entretanto, qual era a probabilidade deste filme ser um épico Fail? Toda. Pensem comigo, estamos falando em reunir 06 (seis) super-herois, isso não contando com Nick Fury e Maria Hill, numa mesma sequência: Homem de Ferro, Hulk, Viúva Negra, Thor, Gavião Arqueiro e Capitão América. Existe sempre a possibilidade de um personagem se destacar mais do que outro, principalmente depois dos elogiadíssimo Homem de Ferro 1 e 2, já que o senhor Tony Stark está em alta, o que poderia muito bem transformar Os Vingadores em Homem de Ferro e Seus Amigos, mas nada melhor que estar ERRADO.
Os personagens tiveram sua importância em cada segundo que apareceram e para a felicidade ninguém teve destaque sobre o outro.

Viúva Negra


Sua primeira aparição foi em Homem de Ferro 2, chutando algumas bundas. Ali já podíamos ver suas habilidades ninjas, AND sexy. Praticamente um ser humano comum, e qual a significância dela ao lado de seres tão poderoso? Lábia. É através dela que conseguimos descobrir os terríveis planos do Vilão Loki, além de descobrir que a senhorita Natasha, interpretada pela lindíssima Scarlett Johansson, esconde um passado sangrento e que ela é muito mais do que um rosto e corpo bonito. A curiosidade sobre a história dela se torna clara, mas o filme acaba não explicando muito bem o seu “estou no vermelho” e deixa tudo muito superficial, particularmente fique muito empolgado com sua história e gostaria muito de “um passado vindo à tona” num filme solo da Viúva Negra, talvez num futuro breve.

Gavião Arqueiro


Já faz algum tempo que acompanho os trabalhos de Jeremy Renner (Missão Impossível 4 e O Legado Bourne) e tenho a dizer que ele terá um futuro brilhante em Hollywood. Agora, voltando ao Gavião Arqueiro (primeira aparição em Thor), pouco se sabe desse personagem, além de trabalhar para a S.H.I.E.L.D. O que tinha para ser só mais uma participação, logo, nos espanta com sua “traição” para com o grupo. E é ele o responsável por, praticamente sozinho, levar o Aeroporta Aviões da S.H.I.E.L.D à queda. Todos seus momentos são épicos, desde o suporte aéreo ao Homem de Ferro até a luta ninja contra a Viúva Negra. Dois humanos monstruosamente habilidosos. Só faço uma ressalva ao desfecho do personagem, achei muito fácil quebrar o “controle mental” do Loki e também ficou no ar a curiosidade sobre seu passado com a Natasha, aliás, ótima química entre eles.

Thor


O Deus do Trovão do filme, mais famoso entre as mulheres, está de volta, mais raivoso do que nunca de seu irmão adotivo, Loki. Para a felicidade de uns e tristeza de outras (no feminino, e alguns masculinos) o loirão nórdico não aparece em momento algum sem camisa, então chorem (risos). “O inimigo do meu inimigo é meu amigo” este é o pensamento que une Thor aos outros heróis. Todavia, nada são flores. Reunir um ser heroico, filho de Odin, cuja função é se sacrificar por seu povo e o povo de outros reinos (Terra) esbarra, literalmente, num ser humano egocêntrico, e ainda se acha a última batatinha do pacote, o que resulta deste encontro não sairá faíscas, mas sim raios. Colírio para os olhos ver o Latão apanhando e o Mjolnir no topo de um arranha-céu salvando Nova Iorque.

Homem de Ferro


O ponto de dúvida para todos os fãs das HQs, pois não é surpresa algumas que a marca Homem de Ferro e Robert Downey Jr. está em alta. Como já foi dito era quase certeza que ele seria o principal desta aventura, para surpresa de todos, estávamos errados. Tony Stark foi o primeiro a ser expulso da Iniciativa Vingadores, um cara que só pensa nele jamais trabalharia em um time, mas uma promessa feita pela Potts ao pé do ouvido mudaria sua decisão inicial de permanecer neutro. Toda a parte inteligente de raciocínios lógicos e complexos partem dos mestres Tony Stark e Bruce Banner, pois “é tão bom conversar com alguém que me intende”. Impossível não ver o Latão voando entre os prédios, atacando aliens, fazendo piadas, referências e não se empolgar com a atuação de Robert. Uma das cenas mais belas do filme é quando vemos um ser humano como o Stark se sacrificando pela humanidade, vemos ali que todos podem mudar, desde que exista um bom motivo para tal.

Capitão América


O primeiro vingador se encontra nos dias atuais, a guerra acabara e não existem motivações de sua imagem para um bem maior. Mas Steve Rogers é um soldado e um chamado de Nick Fury é suficiente para que ele vista o uniforme azul e encarne o Banderoso mais uma vez. Capitão América é um líder por natureza, sua experiência em campo de batalha é maior do que todos os outros envolvidos. Seu escudo é capaz de parar o Martelo de Thor e sua iniciativa salvar pessoas, não é a toa que ele é o símbolo do heroísmo.

Hulk


E chegamos ao fim. Tchau, até outro dia... Meu personagem favorito do Universo Marvel está lá, mais uma vez interpretado por um ator diferente, desta vez Mark “cara de chorão” Rufallo. Estava à 10 mil metros com o pé atrás quando fora anunciado este ator, nada contra ele, mas é o Mark Rufallo, levar ele a sério é sacanagem. E é tão bom queimar a língua. De longe o Hulk foi o melhor personagem do filme, não sei se meu fanatismo ajudou nisso, mas a verdade é que esse Gigante Esmeralda superou todos seus antecessores em atuação e em loucura. Isso sem contar da cena mais empolgante, perdendo só para os créditos, do Verdão. “Esse é o problema, Capitão. Eu sempre estou nervoso” ou Loki achando que por ser um Deus poderia qualquer coisa, “Deus fraco.”. Se eu ficar falando todas as frases fodásticas do Hulk, ficarei aqui por um looongo tempo.

Loki


A escolha PERFEITA para ser o vilão deste filme inquestionavelmente. Esse ator Tom Hiddleston humilha em atuação. Seu diálogo com a Viúva Negra faz você arrepiar, sua capacidade de argumentar e mentir, o seu desprezo. Todo o personagem convence e faz com que o espectador saia do cinema feliz e contente com um sorriso nos dentes.

E para finalizar o pós-créditos, prefiro não comentar e deixar que uma imagem diga mais do que todas as palavras do mundo.


Nota:  10.

Um comentário:

  1. Eu recomendo ver este filme, o enredo da história que eu amo. Se você duvida o personagem da atriz Scarlett Johansoon é um dos meus favoritos. Um dos melhores filmes de ação.

    ResponderExcluir

Espero que tenham gostado do Post, para elogios ou críticas, comente: